7 Passos para se tornar um Investidor de Verdade

7 Passos para se tornar um Investidor de Verdade

Tempo de leitura: 10 minutos

Como se tornar um investidor de verdade? Como ser um investidor? Tudo que você precisa saber para ser um investidor você encontra aqui e agora!

Você sabe como se tornar um investidor de verdade? Não estou falando sobre estratégias avançadas de investimentos. Estou falando sobre o básico mesmo.

Você sabe o que é necessário para qualquer pessoa que quer começar a investir, independente da estratégia de investimentos que ela escolha?

Diariamente, eu recebo dúvidas e perguntas dos meus seguidores sobre como investir bem ou como ter sucesso investindo, além de questões mais básicas, como sobre abrir conta em uma corretora, como investir todo mês, por quanto tempo investir, etc.

Afinal, o que as pessoas anseiam por saber é sobre como, definitivamente, se tornar um investidor de verdade e alcançar a liberdade financeira.

Pensando nisso, preparei um passo-a-passo objetivo para você, que está com dúvidas sobre como se tornar um investidor de verdade, se torne um de fato.

Aqui você vai tirar todas as principais dúvidas que surgem no início da trajetória de investidor. Ou seja, você irá aprender do zero a se tornar um investidor de verdade.

Então, vamos começar!

1 – Organize as suas Finanças

economizar - se tornar um investidor

O primeiro passo para se tornar um investidor de verdade é organizar as suas finanças.

Isso é fundamental! Caso você esteja com sua vida financeira confusa, siga os passos abaixo.

1 – Identifique suas despesas e receitas e equilibre a balança!
Você precisa que entre mais dinheiro no seu bolso do que existam despesas para pagar.

Não adianta de nada começar a investir, se você está endividado e pagando juros. Isso acontece, porque as dívidas oneram mais o seu dinheiro do que você recebe de retorno dos investimentos, normalmente.

Corte gastos supérfluos e elimine dívidas. Comece pagando as dívidas com os maiores juros e, definitivamente, busque uma mentalidade mais saudável para você e seu bolso.

Para você que é iniciante, recomendo que leia livros, como: “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert T. Kiyosaki e “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker.

Nesses livros, você aprenderá conceitos básicos e necessários sobre dinheiro, como gerir as finanças de maneira eficiente e como fazer o dinheiro trabalhar por você.

2 – Faça um controle do seu orçamento em uma planilha ou no papel (o que você julgar melhor) e certifique-se de que o fluxo de entrada de dinheiro é maior que o fluxo de saída.

3 – Com as finanças organizadas, é recomendável que você invista entre 10% e 20% da sua renda todos os meses (não é obrigatório investir todo mês, mas muito recomendado).

2 – Abra conta em uma Corretora de Valores

Abra conta em uma boa corretora

O segundo passo é abrir conta em uma corretora de valores e é nesse ponto que muita gente fica na dúvida. Afinal, qual seria a melhor corretora?

Existem algumas boas corretoras aqui no Brasil, mas além de se atentar a qualidade no serviço e clareza nas informações, você deve buscar aquelas com os menores custos por operação e que possuem diversidade de produtos financeiros.

Para selecionar uma boa corretora, você pode utilizar o buscador de corretoras da própria bolsa de valores. Para acessá-lo, clique aqui.

Encontre a corretora que deseja, utilizando os filtros do menu à esquerda.

Defina requisitos mínimos, como: serviços essenciais, na guia “Serviços” (selecione Home Broker, Mobile Broker e Oferta de fundos de investimento”); e, na guia “Selos de qualificação PQO”, marque a opção “Retail Broker” (atende pequenos investidores).

Caso você queira saber se um produto financeiro específico é ofertado pela corretora, utilize a guia “Produtos” e marque a opção desejada.

Clique em “BUSCAR” e Pronto! Em poucos segundos você filtrou uma lista de corretoras, onde, dessa lista, você escolherá uma!

qual é a melhor corretora; como encontrar a melhor corretora
Página de busca de corretoras

Alguns exemplos de corretoras que reúnem todas as qualidades citadas para o pequeno investidor: Modalmais, Clear, Rico, Banco Inter (possui serviço de corretora), etc.

Além disso, abrir conta na corretora é de graça e mais fácil do que abrir conta em banco, por exemplo. O processo todo se dá pela internet e em poucos minutos.

Siga os 3 passos abaixo:

1 – Acesse o site da corretora desejada e clique no botão “ABRIR CONTA”;
2 – Preencha com seus dados e prossiga;
3 – Alguns documentos serão exigidos, porém podem ser anexados eletronicamente (PDF ou imagem).

Após esse rápido processo, está pronto! Em poucos dias a corretora irá enviar um e-mail confirmando que a sua conta está aberta!

3 – Defina os seus Objetivos

Não faz sentido algum investir por investir, concorda?

Pois é! Serão os seus objetivos que irão te manter motivado a continuar investindo.

Pensa comigo: você está investindo, porque você quer chegar em algum lugar, certo?
Esse “lugar” pode ser uma aposentadoria confortável, viagens ao redor do mundo, trabalhar menos, comprar uma casa, abrir uma empresa, pagar a faculdade do filho, ter liberdade financeira, etc.

Você precisa saber o que você quer para depois correr atrás.

Então, defina os seus objetivos e invista para alcançá-los.

4 – Descubra qual é o seu Perfil de Investidor

perfil de investidor - tolerância ao risco

Existem pessoas mais tolerantes ao risco, outras nem tanto… Para que você escolha quais investimentos fazer, você precisa entender qual é a sua tolerância ao risco.

Geralmente, ativos que podem entregar retornos maiores também são mais voláteis, o que os caracteriza como mais arriscados (ex.: ações).

Já ativos menos arriscados ou de risco baixíssimo, são aqueles que possuem retornos menores em termos potenciais (ex.: títulos do Tesouro Direto).

Como você pôde perceber, existe uma relação entre risco X retorno que você deve pesar na balança na hora de escolher os ativos que irão compor sua carteira de investimentos.

Para saber quais serão esses ativos, é necessário descobrir qual é o seu perfil de investidor. Através dessa informação, você saberá se tem estômago para ativos mais voláteis (perfil arrojado), se prefere investimentos seguros (perfil conservador) ou um meio termo (moderado).

Obviamente, ativos mais arriscados podem encurtar o caminho para a liberdade financeira, visto que podem entregar um retorno maior em um espaço de tempo menor.

Ao finalizar o seu cadastro junto a corretora, geralmente, seu perfil de investidor é informado baseado em algumas respostas que você dá durante o processo.

5 – Aprenda sobre Investimentos

Você já organizou as suas finanças, abriu conta em uma corretora de valores, definiu os seus objetivos e já identificou seu perfil de investidor. Parabéns!

Agora, o próximo passo é aprender sobre investimentos e adquirir conhecimento.

Você precisa entender e aprender como funcionam os investimentos para que possua autonomia para tomar as suas decisões de investimentos.

[ Se você quer aprender Investir em Ações do Zero à Independência Financeira, CLIQUE AQUI ]

A pior coisa que tem para um investidor é ficar na mão de terceiros e, definitivamente, você não pode confiar completamente o destino da sua vida financeira a uma pessoa que você nem conhece direito, não é mesmo?

Não me entenda mal, os assessores e analistas tem o seu papel e você pode se orientar por alguns deles, mas delegar totalmente as suas decisões financeiras a outra pessoa é um grande tiro no pé!

Para a liberdade financeira ser de verdade, ela precisa ser completa. Nesse artigo eu falo sobre as vantagens de investir por conta própria. Caso você ainda tenha dúvidas sobre.

Esse é um dos passos mais importantes de todos, sem sombra de dúvida! Você só terá sucesso ao investir, se aprender quais são os tipos de ativos e como cada um deles funciona.

Ao aprender sobre investimentos, você poderá montar o seu planejamento e alinhar os ativos e prazos aos seus objetivos.

Num primeiro momento pode parecer até que eu estou te passando uma tarefa muito complicada, mas não é… vai por mim!

Aqui mesmo no blog, eu falo sobre diversos ativos importantes e você pode utilizar esses artigos para aprender. Eu também recomendo esse [ E-Book sobre Ações ].

Aqui você encontra artigos sobre o Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Ações e até artigos onde eu explico o passo a passo sobre como investir com pouco dinheiro.

6 – Comece a Investir Hoje!

como se tornar um investidor de verdade

Muitas pessoas leem e acompanham o meu conteúdo, aprendem com ele, percebem o que devem fazer… mas não colocam em prática…

Portanto, esse pode ser o passo mais importante desse tutorial. Afinal de contas, não adianta NADA ler esse artigo inteiro 30 vezes, aprender, mas não colocar nada em prática…

Se você não tiver uma mentalidade ativa, de nada adianta o conhecimento adquirido.

Portanto, a primeira coisa que eu recomendo que você faça para ter mais liberdade de tempo e dinheiro e se tornar um investidor de verdade é começar a colocar tudo em prática!

Volta lá no início do texto e vai fazendo, passo por passo, tudo o que eu te ensinei aqui.

Se você não sabe por onde começar, começa transferindo o dinheiro pra corretora.

Se não tiver reserva de emergência, começa por aí. Nesse artigo eu listo os melhores investimentos para usar para tal objetivo (clique aqui).

SIM, faz diferença começar mais cedo. Quanto antes você começar a investir, mais cedo você irá colher os frutos.

Enfim, é hora de se mexer para que no futuro próximo a sua realidade financeira seja melhor do que é hoje.

7 – Monitore os seus Investimentos

Após passar por todas as etapas anteriores e começar a investir, além de fazer aportes mensais, você deve acompanhar seus investimentos para se tornar um investidor de verdade.

Essa tarefa se faz necessária, porque os ativos mudam seus preços e características com o passar do tempo. Logo, o que era bom no ano ou mês passado pode não ser bom hoje.

É recomendável que você reavalie os seus investimentos pelo menos a cada trimestre do ano, que é um período razoável.

Conclusão

ser um investidor de verdade - liberdade financeira

Hoje, você aprendeu os meus 7 passos para se tornar um investidor de verdade. Mas, talvez você não tenha percebido o passo importante que você está prestes a dar.

Ao ler esse artigo você se colocou ligeiramente a frente de muitas outras pessoas, mas a verdade é que você precisa colocar tudo isso em prática para, efetivamente, estar nessa posição.

O que eu te ensinei aqui tem muito valor, mas esse valor só aparece, se você de fato dar cada um dos 7 passos descritos.

Tudo na vida precisa de um começo. Ninguém inicia no fim, e a jornada para transformar a sua vida e a de sua família pode se iniciar agora. Portanto, não perca tempo!

Viajar para onde você quiser e quando quiser; ter uma fonte de renda que te permita trabalhar menos ou parar de trabalhar; ter mais tempo para a família e seus hobbies…

Tudo isso é possível! Mas, para se tornar real, precisa ter um começo!

Salve e revise os passos desse artigo. Faça tudo que está escrito aqui.

Para adquirir o E-book Do Zero à Independência Financeira, clique aqui!

Qualquer dúvida, pode me enviar uma mensagem aqui abaixo. Eu prometo que irei responder pessoalmente, combinado?

No mais é isso!

Um abraço e bons investimentos!

Curta nossa página no Facebook: Investindo com Inteligência
Siga-nos no Instagram: @investindocominteligencia10.

Créditos das imagens: Pixabay e Canva.

1 comentário


  1. Pense no c mbio. O d lar valorizado positivo para exportadores, e pode ser um est mulo para que as a es dessas empresas subam. Por outro lado, companhias que dependem de insumos importados tendem a sofrer com a mesma situa o. Um investidor que tivesse apostado todas as suas fichas nessas empresas poderia ter preju zo. J se tivesse dividido o portf lio entre os dois tipos de neg cios estaria mais protegido. Cada investimento embute uma expectativa de retorno diferente. E qual a raz o disso? Entre outros fatores, conta a rela o entre risco e retorno. De maneira geral, quanto maior for o risco de um investimento, maior seu retorno esperado. Da mesma forma, investimentos com um risco menor tendem a apresentar um retorno esperado menor.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *