6 Mentiras sobre o Mercado de Ações

6 Mentiras sobre o Mercado de Ações

Tempo de leitura: 10 minutos

Muitas mentiras sobre o mercado de ações são contadas por aí, o que acaba confundindo a cabeça dos iniciantes e até mesmo dos mais experientes. Mas, afinal, você sabe o que é de fato verdade e o que é mentira?

Bom, com o intuito de esclarecer de uma vez por todas essas questões polêmicas sobre o mercado de ações, eu listei as principais mentiras e esclareci cada uma delas.

Afinal de contas, encontra-se tanta informação desencontrada na internet que fica difícil ter certeza do que de fato é real e o que não é.

Mas, duas coisas podemos desmentir de cara: ganho de dinheiro fácil e rentabilidade imediata não existem!

As mentiras sobre o mercado de ações afastam as pessoas da bolsa de valores ou (pior) fazem elas perderem dinheiro. Neste artigo, você vai descobrir quais são e como evitar tais mentiras.

De antemão, digo que o mercado de ações é um ótimo investimento para você que quer ter fontes de renda passiva e alcançar a independência financeira através de seus investimentos.

Diferentemente do que é aceito pelo senso comum, investir em ações não precisa ser arriscado. Na verdade, o que dita o risco dos seus investimentos é a maneira que você os faz!
O que quero dizer é que quando se investe em valor e no longo prazo, a tendência é você ganhar dinheiro.

Fica comigo que eu vou explicar melhor.

Por agora, vamos a primeira das principais mentiras sobre o mercado de ações.

Mentira 1 – Investir em ações é arriscado

investir em ações é arriscado

Começando por uma das mentiras mais famosas, afinal, quem nunca ouviu que “investir em ações é muito arriscado”?

Eu diria que a cada 10 pessoas 8 já ouviram essa frase que, infelizmente, é aceita pela sociedade como uma verdade absoluta…

Mas, o que de fato torna qualquer coisa na vida arriscada é a falta de conhecimento. É isso que torna o risco de investir em ações maior do que deveria ser.

Qualquer investimento possui seus riscos e essa regra também se aplica as ações da bolsa de valores, porém os riscos se reduzem se você investir da maneira certa.

Na verdade, a maioria das pessoas começa a investir da maneira ERRADA.

A maneira errada de investir é especular na bolsa de valores. Na verdade, especular nem é considerado investir.
O medo de investir em ações vem então da especulação, que de fato, não é investir.

É bem comum saber de pessoas que compraram ações porque ouviram que as mesmas iriam valorizar. Só que o que acaba acontecendo nesses casos é a desvalorização da ação e consequente pânico de quem especulou.

Daí o mito de que “investir em ações é arriscado”. Muitas pessoas seguem dicas de terceiros sem nem ao menos avaliar se aquelas dicas fariam sentido… é a famosa preguiça ou “jeitinho” que aumenta bastante o risco e leva pessoas a espalharem este boato.

Como reduzir os riscos das ações

Então, qual é o jeito certo de investir em ações e reduzir o risco?

Bom, se você for fazer day trade, focando apenas no curto prazo, o risco se torna mesmo elevado. Principalmente, se você for inexperiente. Afinal, a movimentação dos preços é alta.

Mas, se você investir no longo prazo, uma eventual queda no preço da ação não é motivo para pânico. Investir em ações no longo prazo é a maneira mais segura de encarar esse investimento e para fazer isso:

– Selecione ações de empresas sólidas e resistentes à crises;
Diversifique sua carteira de investimentos;
Reinvista seus dividendos para receber valores cada vez maiores;
– Mantenha seu foco no longo prazo.

Mentira 2 – É preciso muito dinheiro para investir em ações

mentiras sobre o mercado de ações

Talvez essa seja a mentira mais famosa sobre o mercado de ações. Afinal, quem nunca ouviu falar que o mercado de ações é para os ricos?

A verdade é que muitos dos grandes investidores começaram com bem pouco dinheiro. Investir em ações é para quem busca renda passiva e uma vida mais livre financeiramente. Em outras palavras, não tem nada a ver com grandes quantias.

Investir é muito importante para quem tem pouco dinheiro, visto que permite crescimento de capital e enriquecimento.

Neste outro artigo, trato exatamente desse assunto e mostro como investir em ações com pouco dinheiro.

É possível começar com aportes baixos como valores menores do que R$ 200. Então, para se aprofundar no assunto, clique aqui.

Nos dias de hoje, existem muitas alternativas para o investidor que quer iniciar seus investimentos e obter sucesso financeiro.

Algumas alternativas: mercado de ações fracionário, fundos de ações, ETF’s e fundos multimercado.

Portanto, não há barreiras para quem possui pouco dinheiro e quer investir para obter maior rentabilidade. Sendo assim, precisar de muito dinheiro para investir é apenas mais uma das mentiras sobre o mercado de ações.

Mentira 3 – Investir em ações traz retorno rápido

mentiras sobre o mercado de ações

Outro mito muito comum é acreditar que investir em ações traz retornos muito rápidos e elevados. É muito comum que ao perceberem que isso não é verdade, investidores iniciantes se desfaçam de suas posições com prejuízo.

Mais uma vez temos que tocar na questão do conhecimento. O básico que você precisa saber é que ações são investimentos de renda variável, logo, elas oscilam.

Portanto, o que irá te trazer retornos maiores e liberdade financeira é a aplicação do que você aprende (estratégia eficiente) e a paciência.

Isso nos remete a questão dos investimentos de longo prazo. É utilizando o tempo ao seu favor que você conseguirá de maneira mais segura retornos acima da média.

Tendo uma estratégia bem definida de longo prazo, você acompanha o crescimento do seu patrimônio de forma mais segura. Investir em ações pode ser muito lucrativo, mas pode ser mais ou menos seguro também, dependendo principalmente do seu comportamento.

Investir em ações é uma das poucas maneiras de enriquecimento que realmente funcionam, desde que o investidor escolha empresas sólidas e que paguem dividendos, diversifique e tenha paciência!

Mentira 4 – É necessário acompanhar o mercado todos os dias

mentiras sobre o mercado de ações

Essa é outra grande crença entre as principais mentiras sobre o mercado de ações.

NÃO, você não precisa ficar acompanhando diariamente o mercado de ações. Na verdade, você fará isso muito menos do que imagina.

A não ser que você faça day trade, você só precisará verificar suas posições de tempos em tempos. Afinal, se você adotar uma estratégia com foco no longo prazo, você deverá selecionar apenas empresas sólidas que, mesmo que suas ações variem de preço, no longo prazo serão mais estáveis e de valorização constante.

Mesmo que uma dessas empresas desvalorize em termos de preço, ela terá força para se recuperar, pois seu valor intrínseco é maior. Essa é a tendência.

Você pode monitorar mensalmente os seus investimentos e avaliar a situação de suas empresas a cada 3 meses.

Mentira 5 – É preciso muito conhecimento e experiência para investir no mercado de ações

mentiras sobre o mercado de ações

Sem dúvida nenhuma, você precisa estudar sobre as empresas que você pretende investir e se informar em termos gerais sobre o mercado, mas nem de longe você precisa ser um especialista!

A verdade é que você só precisa focar em algumas coisas importantes e se manter informado. Seu dinheiro é ganho com esforço, logo, você precisa saber o que está fazendo.

Isso faz sentido pra você?

Se você tem as informações das ações da empresa selecionada e ao avaliá-las identificou uma empresa sólida, você já tem meio caminho andado.

Recomendo sempre que você estude a empresa antes de investir e utilize alguma ferramenta que filtre as melhores empresas para você. Assim, você fica tranquilo por estar fazendo a coisa certa.

Uma ferramenta que eu recomendo para filtrar as melhores ações para você e que fornece todo e qualquer tipo de informação adicional é o GuiaInvest PRO.

Essa é a ferramenta que eu uso nas minhas análises. TODAS as informações sobre as empresas e filtros para análises diversas você encontra lá. Tudo concentrado no mesmo lugar.

Clique aqui se quiser saber mais

A primeira vista, a bolsa de valores pode parecer extremamente complicada, mas a realidade é outra.

Assim como tudo na vida, é necessário se dedicar um pouco para aprender algumas coisas e acumular um pouco de experiência para obter lucros nos investimentos.

Mas, como foi dito antes, não é necessário ter uma graduação em economia ou finanças para enriquecer na bolsa.

Aliás, recomendo que leia mais tarde este artigo na qual eu falo sobre as vantagens de investir por conta própria.

Mentira 6 – É preciso saber a hora exata de comprar e vender (ter “timing”)

Aquela famosa imagem de uma pessoa viciada no mercado em frente a 4 monitores acompanhando gráficos piscando em tempo real vem a cabeça, não é mesmo?

Afinal, “ele só ganhou dinheiro, porque teve timing e vendeu naquele minuto”.

Esqueça essa imagem! Isso não é necessário para se ganhar dinheiro com ações.

Essa é apenas mais uma das mentiras sobre o mercado de ações. Temos esse preconceito, pois essa é uma cena muito comum em filmes, mas que não reflete a realidade de quem investe no longo prazo.

Não existe uma hora exata cronometrada para comprar ou vender ações, isso não passa de um mito. Eu mesmo nunca fiz isso.

Essa, definitivamente, é mais uma das mentiras sobre o mercado de ações!

O seu foco deve estar em identificar empresas sólidas e diversificar sua carteira, e não focar tanto no preço. Identifique o valor da ação, esse é o segredo por traz desse tipo de investimento.

Pronto para a ação?

Você já escutou alguma (s) dessas mentiras sobre o mercado de ações?

É provável que sim, não é mesmo? Escreva um comentário sobre quais dessas mentiras você já ouviu e quais mentiras você conhece e que não estão nessa lista.

Bom, agora que você está ciente dos perigos das informações sem filtro que temos acesso todos os dias na internet, quero te convidar para o próximo passo.

Neste link, você terá acesso ao E-book Do Zero à Independência Financeira com Ações. Nele é ensinado como identificar as melhores ações da bolsa e a viver de renda, mesmo que você seja completamente iniciante e nunca tenha investido antes.

Agora que você sabe o potencial de enriquecimento das ações, você precisa saber como identificar ações de empresas sólidas, e para isso basta pegar seu E-book no link acima.

Um abraço e bons investimentos!

Curta nossa página no Facebook: Investindo com Inteligência.
Siga-nos no Instagram: @investindocominteligencia10.

Créditos das imagens: Pixabay e Canva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *