9 Mentiras sobre Fundos Imobiliários (FIIs) (Descubra a Verdade)

9 Mentiras sobre Fundos Imobiliários (FIIs) (Descubra a Verdade)

Tempo de leitura: 11 minutos

Verdades e mentiras sobre fundos imobiliários. O que é verdade e o que é mito sobre os fundos imobiliários?

Como você já deve saber, para investir bem e conseguir os resultados desejados, é necessário estudar e se informar sobre os ativos que estão à nossa disposição no mercado financeiro.

Os investimentos que mais despertam o interesse das pessoas costumam ser os de renda variável, pois possibilitam retornos maiores e mais atrativos. São eles, Ações e FIIs (Fundos Imobiliários) os mais conhecidos.

Porém, em meio a um mar de informações fica difícil filtrar as informações corretas. Concorda?

Muitas mentiras sobre os FIIs e as Ações ou até mesmo informações incompletas são encontradas pela internet e isso é muito perigoso para o seu bolso.

Não ter a informação correta pode estar colocando seu capital em risco neste momento ou até fazendo você perder seu suado dinheiro.

Nesse outro artigo eu falo especificamente de 6 Mentiras sobre o Mercado de Ações

Bom, se você estava com dúvidas, seus problemas irão acabar, pois nesse artigo eu vou desmentir 9 fatos sobre os Fundos Imobiliários.

Descubra a verdade sobre os Fundos Imobiliários Agora! Vem comigo!

Mentira 1 – TODOS os Fundos Imobiliários (FIIs) pagam Dividendos Mensais

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 1

Vamos começar logo por uma mentira que deve ter te surpreendido… Pois é, é mentira afirmar que todos os FIIs pagam proventos mensais.

Você deve estar pensando: “Como assim? Eu invisto em FIIs para receber os aluguéis mensais!”

Calma, meu amigo (a) investidor (a)! Vamos aos fatos…

Sim, grande parte dos fundos imobiliários, normalmente, distribui proventos todos os meses… mas dizer que TODOS os FIIs fazem isso é uma MENTIRA!

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determina que 95% dos lucros dos fundos imobiliários sejam distribuídos semestralmente (de 6 em 6 meses) aos cotistas do fundo.

Ou seja, não há obrigatoriedade de distribuição mensal de dividendos, apesar de sabermos que na prática grande parte dos FIIs distribui esses dividendos de forma mensal.

Para saber se um FII tem uma política de distribuir dividendos mensais ou não, você deve ler as regras do FII em questão, além de dar uma olhada no histórico do fundo antes de investir.

Então, quando o seu amigo vier dizendo que todo FII é igual e distribui dividendos todo mês, você já sabe que isso não é verdade e pode recomendar esse artigo pra ele.

Mentira 2 – FII é igual a Investir em Renda Fixa, apesar de ser Renda Variável

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 2

Muita gente diz por aí que, por pagarem dividendos mensais, os FIIs podem ser comparados com investimentos em renda fixa…

Isso NÃO está correto!

Os fundos imobiliários são investimentos de renda variável, e se você não sabe qual é a diferença entre investimentos de renda fixa e de renda variável, aqui vai um resumo:

Renda Fixa: são investimentos onde o ganho é fixo e conhecido desde o início. Possuem estabilidade, mas não podem entregar ganhos muito relevantes.

Ex.: Tesouro Selic = seu dinheiro rende próximo a taxa Selic SEMPRE.

Renda Variável: são investimentos onde o ganho é variável, ou seja, não há como precisar. É possível obter ganhos muito maiores do que na renda fixa, mas também prejuízos.

Exs.: Ações, Fundos Imobiliários, Opções…


Voltando aonde estávamos: os preços das cotas dos FIIs variam todos os dias para cima e para baixo e, apesar de serem menos voláteis do que as Ações, eles são ativos de renda variável.

O valor recebido dos “aluguéis” (dividendos) dos FIIs também pode variar de acordo com a lucratividade do fundo. Em momentos de lucros maiores, o investidor receberá dividendos maiores e o contrário também vale.

Logo, há um componente variável também na renda gerada pelos FIIs.

Outro ponto importante é que as cotas dos FIIs são negociados na bolsa de valores, assim como as Ações de empresas. Logo, para adquirir ou se desfazer das cotas, você deve comprar ou vender cotas do fundo, assim como é feito com as ações.

Sendo assim, não confunda mais: os fundos imobiliários (FIIs) são ativos 100% de renda variável.

Mentira 3 – Não há cobrança de Imposto de Renda sobre os Fundos Imobiliários (FIIs)

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 3

Você deve estar pensando agora: “Ah Diogo, você mesmo já falou que os FIIs não tem cobrança de imposto de renda!”

Muita calma nessa hora! Se você entendeu isso, você está trocando as bolas…

Essa afirmação é mais uma das mentiras sobre os fundos imobiliários e você vai entender o porquê disso!

Eu já falei diversas vezes sobre a isenção de imposto de renda sobre os dividendos! Esses sim são livres de IR e isso é fantástico! Porém, alguns requisitos devem ser preenchidos:

  1. O cotista deve possuir menos do que 10% das cotas do fundo;
  2. O fundo deve ter no mínimo 50 cotistas;
  3. As cotas do FII devem ser negociadas exclusivamente na bolsa de valores ou em mercado de balcão organizado.

Todas essas condições são muito raras de não estarem presentes, logo o que acontece em 99% dos casos é a isenção do IR sobre os dividendos.

Agora, quando falamos das cotas dos FIIs, sim, existe cobrança de IR!

O que nós estamos falando agora é sobre a venda das cotas de FIIs. Ao vender suas cotas de FIIs com lucro, você é obrigado a recolher 20% de imposto sobre o seu LUCRO (pagar o DARF).

Resumo:
1 – Há isenção de imposto de renda sobre os proventos pagos pelos fundos imobiliários;
2 – Há cobrança de imposto de renda sobre qualquer venda de FIIs com lucro (alíquota de 20% sobre o lucro).

PS: No item 9, eu falo em mais detalhes sobre como pagar o DARF.

Mentira 4 – Se sou isento de IR, não preciso declarar Fundos Imobiliários na Declaração Anual de IRPF

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 4

Essa é mais uma das mentiras sobre FIIs muito comuns e que muitos acreditam. Cuidado!

Todos os seus investimentos devem ser declarados na sua Declaração Anual de Imposto de Renda, independentemente, se você terá que pagar imposto ou não.

Geralmente, dá uma preguiça na hora de fazer a declaração de IRPF, mas é bom se acostumar logo com isso. Esse processo é necessário e, se você quer investir, precisa aprender a fazê-lo corretamente.

Caso tenha dúvidas sobre como declarar seus investimentos ou queira contratar os serviços de um contador, entre em contato clicando aqui e mandando uma mensagem pra mim.

Mentira 5 – É mais Seguro investir em Imóveis do que em Fundos Imobiliários

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 5

Olha, essa é uma mentira que te contam há muitos anos, viu… essa comparação não é só feita com os fundos imobiliários…

No Brasil é muito comum esse pensamento de que investir em imóveis é seguro, então basta comprar um bom apartamento e colocar uma placa de “Aluga-se”… só que não é assim que acontece na prática…

Se você possui um imóvel em um local privilegiado, ótimo, você tem um bom investimento!

Porém, essa não é a realidade para a maioria dos casos…

A verdade é que não existe uma verdade absoluta e seria errado afirmar que os FIIs sempre são investimentos melhores do que imóveis físicos. Existem diversos fatores influentes.

O que posso afirmar é que em termos gerais, os FIIs podem ser muito mais seguros, rentáveis e líquidos do que imóveis físicos. Eu vou explicar o porquê!

Ao possuir um imóvel, você pode alugá-lo para apenas uma pessoa, correto? Então, se você não conseguir um inquilino, o imóvel fica vazio e gerando despesa.

Quando você investe em bons FIIs, geralmente, você tem diversos imóveis compondo a carteira de ativos do fundo… deu pra entender?

O risco do FII não receber aluguel nenhum é muito menor do que você sozinho tendo apenas um único imóvel…

Sem falar que os imóveis dos bons FIIs costumam ser de alto padrão, com boa localização e procurados por empresas que necessitam daquele espaço por anos.

Por terem uma recorrência maior na renda, os FIIs geram retorno mais estável e crescente, sendo assim mais rentáveis no longo prazo.

São mais líquidos, pois é muito fácil negociar cotas na bolsa de valores (são baratas), custando, na média, entre R$ 50 e R$ 120.

Já vender um imóvel requer um desembolso muito maior da pessoa interessada, o que o torna muitíssimo menos líquido (difícil de vender).

Mentira 6 – Todos os FIIs possuem Gestão Ativa

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 6

Nem todos os FIIs possuem gestão ativa, apesar de muitos possuírem. O erro está em afirmar que TODOS os FIIs são desse tipo.

Há muitos fundos imobiliários que possuem gestão passiva, ou seja, FIIs que possuem como objetivo gerar cada vez mais renda passiva aos seus cotistas. O foco está na geração de renda com aluguéis, em termos gerais.

Os fundos de gestão ativa, basicamente, possuem como objetivo performar acima do mercado. Geralmente, os gestores do fundo possuem mais liberdade para administrar os ativos e buscam bater o IFIX (carteira teórica composta dos principais FIIs).

Portanto, essa é a sexta mentira da lista de mentiras sobre fundos imobiliários que te contam por aí.

Mentira 7 – Todos os FIIs tem Prazo Indeterminado

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 7
FIIs de Desenvolvimento constroem imóveis com o objetivo de vendê-los. Depois o fundo se encerra.

Mais uma das mentiras sobre os fundos imobiliários é dizer que todos eles tem prazo indeterminado. Novamente, o problema se dá na generalização.

Obviamente, existem FIIs sem prazo para encerramento (indeterminados) e também com prazo determinado para terminar, como é o caso dos FIIs de desenvolvimento imobiliário.

Mentira 8 – Você Não precisa estudar para Investir em FIIs

mentiras sobre fundos imobiliários - mentira 8

Essa é uma das piores e mais perigosas mentiras sobre fundos imobiliários que eu já ouvi! Provavelmente, você já ouviu também… muito cuidado!

Os fundos imobiliários são ativos de renda variável e, assim como as Ações, precisam ser estudados e analisados antes da tomada de decisão de investimento.

Investir em ativos ruins pode se tornar uma dor de cabeça. Portanto, eu recomendo sempre que você vá pelo caminho certo e não tenha pressa. É melhor fazer com calma e certo do que com pressa e errado.

Investir é um assunto importante e assim deve ser tratado! Investir em conhecimento e aprendizado é o que vai te trazer liberdade financeira.

Nesse link, você encontra um curso rápido e prático para Aprender a Investir em FIIs e Gerar Renda Passiva. Clique aqui e confira!

Mentira 9 – Não dá em nada, se eu Não pagar o DARF

DARF - documento de arrecadação da receita federal

Ao vender as suas cotas de FIIs com lucro, você deve recolher o imposto sobre o lucro. A alíquota, como eu já havia dito, é de 20% sobre o lucro líquido da operação com FIIs.

O Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) serve para que você pague o imposto. Assim, você deve pagar o imposto até o último dia útil do mês subsequente ao da operação.

Ex.: Se você vendeu suas cotas com lucro em 20 de Julho, você deve pagar o DARF até o último dia útil de Agosto.

Não pagar seus impostos é crime! Logo, essa é umas das piores mentiras sobre fundos imobiliários que espalham por aí.

Fique atento! Controlar as operações de investimentos é tarefa do próprio investidor! Organize-se em uma planilha para não se confundir.

Conclusão – Mentiras sobre os Fundos Imobiliários (FIIs)

Chegamos ao final de mais um artigo. Esse sobre as principais mentiras sobre os fundos imobiliários e eu quero te dizer o meu mais sincero obrigado!

Agradeço, pois se você está aqui é porque gosta do meu trabalho e conteúdo. Mais uma vez trouxe pra você um conteúdo único e espero que tenha agregado muito valor a você.

Gosto muito de falar sobre os fundos imobiliários, pois esses ativos são fantásticos para a geração de renda passiva. Eles tem papel importante na minha carteira.

Caso você esteja interessado em saber Como Eu Invisto nos meus FIIs e como é possível viver da renda gerada pelos investimentos, recomendo que se inscreva na turma deste link.

INSCRIÇÃO PARA TURMA DO CURSO COMPLETO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS AQUI!

Dúvidas e comentários? Envie pra mim no campo abaixo, eu vou te ajudar!

No mais é isso!

Um abraço e bons investimentos!

Curta nossa página no Facebook: Investindo com Inteligência
Siga-nos no Instagram: @investindocominteligencia10.

Créditos das imagens: Freepik e Canva.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *