O que são Small Caps? Vale a pena Investir?

O que são Small Caps? Vale a pena Investir?

Tempo de leitura: 10 minutos

Você já ouviu falar das Small Caps? Sabe o que significa esse termo? Quais as vantagens de investir em Small Caps? Como identificar Small Caps com alto potencial de valorização? Vale a pena investir em Small Caps?

Existem diversas expressões e termos utilizados no mercado financeiro que para alguns investidores iniciantes e até intermediários podem ser confusos.

Afinal de contas, o que são Small Caps e quais são as suas características? Vale a pena investir em Small Caps?

Direto ao ponto: Small Caps são ações de empresas pequenas que podem se tornar grandes oportunidades de lucro para o investidor.

Não só de grandes empresas vive a bolsa de valores e as Small Caps estão aí para provar isso. Com elas é possível obter lucros acima do comum. 100%, 200%, 300% ou mais!

Interessante, não?

Bom, se você ficou curioso e quer aproveitar essas potenciais oportunidades para ganhar muito dinheiro na bolsa, fica comigo até o final desse artigo.

MAIS PARA O FINAL DO ARTIGO, EU SEPAREI UM TUTORIAL GRATUITO SOBRE COMO IDENTIFICAR SMALL CAPS PROMISSORAS. LÁ VOCÊ ENCONTRA 6 AÇÕES ESQUECIDAS.

Combinado? Então vamos ao que interessa!

Assuntos abordados nesse artigo

Nesse artigo abordaremos os seguintes assuntos:

– Características das Small Caps;
– Vantagens de Investir em Small Caps;
– Desvantagens das Small Caps;
– Risco, Liquidez e Precificação;
– Afinal de contas, Vale a Pena Investir em Small Caps ou não?;
– Como Investir corretamente em Small Caps?;
– Conclusão.

Características das Small Caps

Investir em Small Caps pode multiplicar o seu patrimônio
Empresa do ramo de Moda Feminina, assim como as Lojas Marisa

Como eu havia explicado anteriormente, as Small Caps são empresas pequenas, mas que possuem grande potencial de valorização. Essas empresas possuem valor de mercado abaixo de R$ 3 bilhões.

Small Caps são ações de empresas de baixa capitalização, muitas vezes chamadas de “ações de terceira linha”. Geralmente, elas não distribuem dividendos, pois utilizam o lucro para reinvestir nelas mesmas e assim continuarem crescendo.

Além disso, são ações de empresas menos famosas para o público de investidores no geral.

Normalmente, as Small Caps têm características de:

– Serem empresas mais novas com alguma diversificação setorial sem liderança do setor. Ou;
– Serem empresas com um pouco mais de tempo de atuação no mercado e concentradas em um setor pequeno. Nesse caso podem ou não possuir a liderança do setor.

O ponto mais interessante de investir em Small Caps é o potencial superior de valorização dessas ações. Enquanto as empresas Blue Chips ou Large Caps (grandes empresas), normalmente, não possuem tanto potencial para valorização, as Small Caps podem entregar uma valorização de 100% ou até muito mais.

Esse fato ocorre, porque como se tratam de empresas pequenas ou novas, elas possuem muito potencial de crescimento ainda pela frente. Coisa que não acontece tanto com empresas maiores que possivelmente “já cresceram tudo o que tinham para crescer”.

É necessário ressaltar a questão do risco dessas empresas que acaba sendo maior, justamente, porque são empresas menores e mais propensas a oscilações.

Vantagens de Investir em Small Caps

Empresas inovadoras - Small Caps
Muitas das Small Caps são empresas inovadoras.

Além do já mencionado maior potencial de valorização nas cotações desses ativos, existem algumas outras vantagens para o investidor que aposta nesse tipo de ação.

Muitas vezes, essas empresas possuem negócios inovadores, o que dá a possibilidade de um crescimento acima da média em caso de crescimento do setor.

Uma das vantagens de investir em Small Caps é a questão do preço dessas ações. Geralmente, os preços são muito baixos, o que permite comprar mais ações do que você compraria, se optasse por Blue Chips.

Inclusive, nesse outro artigo eu ensino Como Investir em Ações com Pouco Dinheiro.

Outra vantagem é a questão das aquisições entre empresas. Por serem empresas menores, é comum ver uma empresa maior adquirindo uma empresa de Small Caps. E isso é muito positivo para o investidor, pois resulta em um salto pra cima no preço do ativo na bolsa de valores.

Muitas dessas empresas possuem boa gestão e estão focadas no crescimento dos seus resultados, o que contribui muito para a lucratividade.

As empresas de Small Caps podem ser acompanhadas pelo Índice Small Cap (SMLL), que mede o desempenho dessas ações através de uma carteira teórica elaborada pela B3.

Desvantagens das Small Caps

Como já diz o ditado, nem tudo são flores. Apesar de representarem uma grande opção para crescimento de patrimônio, as Small Caps também possuem suas desvantagens.

Em termos gerais, investir em companhias pequenas ou que estão ingressando no mercado é considerado mais arriscado.

Embora haja muito espaço para o crescimento das empresas e muito lucro para o investidor, isso pode simplesmente não acontecer também.

Então, vamos a essas desvantagens.

Risco

Por serem ações de empresas pequenas ou novas, existem incertezas sobre o crescimento do negócio. Assim como podem explodir para cima, essas ações podem dar prejuízo. Em outras palavras, Small Caps são mais voláteis.

Além disso, também por serem empresas menores elas ficam mais expostas a crises setoriais internas. Fato esse que é melhor digerido em empresas Blues Chips ou Large Caps.

Outro ponto: ainda pelo fato da maioria das Small Caps serem empresas novas, suas operações podem não estar consolidadas.

Em resumo, empresas pequenas são mais frágeis e voláteis, o que aumenta o risco para o investidor.

Liquidez

Como se tratam de empresas menos procuradas pelos investidores em sua maioria, as ações Small Caps possuem baixa liquidez.

Quanto menor o volume de negociação de um ativo, menor é a sua liquidez.

Portanto, as Small Caps são mais indicadas para quem tem como objetivo deixar o dinheiro investido por prazos maiores.

Precificação

Apesar de eu já ter falado um pouco das oscilações de preço, aqui vou aprofundar um pouco mais o assunto.

Também pelo fato de muitas dessas empresas serem novas, é possível que não existam dados suficientes para encontrar o real valor dessas empresas. Com isso, torna-se mais difícil precificar as Small Caps, o que resulta em oscilações mais fortes no preço do ativo.

Então, a desvantagem é a imprecisão na precificação desse tipo de ativo.

Afinal de contas, Vale a Pena Investir em Small Caps ou não?

A valorização das ações de pequenas empresas pode multiplicar o capital investido.

Essa deve ter sido a pergunta que você fez agora. Afinal, diante das vantagens e desvantagens, vale ou não vale a pena investir nesse tipo de ativo?

Bom, a resposta para essa pergunta é simples: depende!

Tem muito a ver com a sua tolerância ao risco e com os seus objetivos financeiros.

Os ativos são ruins? Com certeza NÃO!

Colocar Small Caps na sua carteira é uma ótima forma de multiplicar o seu patrimônio por 2, 3, 4… às vezes mais.
Mas, pode ser que não aconteça nada também… ou que você tenha prejuízo na parcela da sua carteira destinada a esse tipo de ativo.

Essa é mais uma maneira de diversificar a sua carteira colocando componentes com potencial retorno mais elevados. Claro, ao custo de um risco um pouco maior.

Se o seu objetivo é fazer o seu patrimônio crescer, vale muito a pena colocar algumas Small Caps na carteira, inclusive eu faço isso. A minha carteira contém algumas delas.

O mais interessante é que o ganho de uma pode compensar o prejuízo de 3 ou 4 delas às vezes, tamanha é a valorização que pode ocorrer.

Como Investir corretamente em Small Caps?

Pequeno percentual da carteira formado por Small Caps

Obviamente, não é em qualquer ação que você vai colocar o seu dinheiro, ainda mais se tratando de ativos mais voláteis. Não é mesmo?

Portanto, a minha sugestão é que você filtre as melhores ações Small Caps e tenha apenas um pequeno percentual da carteira formado por elas.

Qual percentual? Como eu disse antes, depende do seu perfil de investidor.

Outra dica é diversificar a parte da carteira formada por Small Caps entre elas. Não concentre tudo em apenas uma, diversifique entre outras 3 ou 4 pelo menos.

A perda máxima é limitada em 100%, mas o ganho é ilimitado. Logo, diversificar bem entre as Small Caps faz todo o sentido.

O ganho de uma pode compensar a perda de todas as outras… Lembra?

Para isso, você pode utilizar o Google Finance, que é uma ferramenta gratuita do Google ou utilizar o GuiaInvest, que é uma ferramenta completa e que eu utilizo para analisar ações.

No GuiaInvest, você encontra relatórios e análises completas sobre todas as ações listadas na bolsa, além de várias funcionalidades, indicadores, avaliações imparciais e filtros que você mesmo pode fazer (é assim que você encontra as Small Caps).

Nesse link, eu separei uma vaga Gratuita para uma Palestra Online onde você vai aprender a filtrar justamente Small Caps com ALTO POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO.

Aliás, nesse estudo você encontra alguns exemplos de Small Caps bem-sucedidas nos últimos anos. Vale a pena conferir!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode escrever para mim nos comentários.

Basicamente, investir em ações de pequenas empresas é mais arriscado em termos gerais. Mas, o retorno de uma dessas ações pode ser suficiente para sua carteira dar uma “porrada” pra cima em termos de valorização.

Aproveite a oportunidade da Palestra que eu separei e veja com seus próprios olhos diversos exemplos.

Conclusão

Liberdade financeira

Antes de finalizar esse artigo, eu preciso te dar os parabéns por ter lido até o final. É com atitudes como essa que você se diferencia da multidão e evolui como investidor.

A busca por conhecimento é fundamental para o sucesso em qualquer área da vida, e no mundo dos investimentos isso não é diferente.

Sua liberdade financeira depende de aprendizado e aplicação.

Então, continue nesse ritmo!

Nesse artigo, você aprendeu o que são Small Caps, quais as suas características, vantagens e desvantagens e também aprendeu sobre como e quando investir nesses ativos.

Apesar de serem ações mais arriscadas, o retorno de 1 desses ativos pode compensar o prejuízo em várias outros e trazer grande lucro para o investidor.

Além é claro da minha dica extra sobre o tutorial para identificar esse tipo de ação.

Para dar prosseguimento ao aprendizado eu sugiro que você vá agora ao Palestra Online e Gratuita e tire as suas próprias conclusões.

Lá você aprenderá a fazer um filtro simples, porém útil para seus investimentos.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre qualquer dos assuntos abordados neste artigo, não exite em enviar para mim nos comentários. Eu prometo que irei responder pessoalmente.

No mais é isso!

Um abraço e bons investimentos!

Curta nossa Página no Facebook: Investindo com Inteligência.
Siga-nos no Instagram: @investindocominteligencia10.

Créditos das imagens: Canva e Pixabay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *