Tempo de leitura: 6 minutos
Você sabe como calcular a rentabilidade dos investimentos da maneira certa?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como avaliar se seus investimentos estão indo bem ou não. Saber calcular a rentabilidade dos investimentos é fundamental para a tomada de decisão por parte do investidor, afinal para tomar melhores decisões é preciso saber medir o desempenho dos seus ativos. Concorda comigo?
É através desse cálculo que é possível avaliar a sua estratégia de investimentos, ou seja, você descobre se a performance dos investimentos está boa ou se é necessário mudar algum ativo em carteira.
Através do cálculo da rentabilidade real, investidores descobrem se devem continuar ou não aplicando, além de aproveitarem melhores oportunidades.
É responsabilidade do investidor saber detalhes como rendimentos, montante e gastos de seus investimentos. Porém, como dito antes, é comum que dúvidas quanto ao assunto ainda existam.
Primeiros passos: afinal, como calcular a rentabilidade dos investimentos?
Bom, antes de saber como calcular a rentabilidade, você precisa entender algumas variáveis que interferem no cálculo. São elas: período (tempo de investimento), montante total investido, riscos e impostos.
Investimentos com características similares, mas que dão retornos distintos, são fáceis de serem avaliados. Exemplo: Investimento A com 11% de retorno e Investimento B com 15% de retorno (período de 10 meses).
Nessas condições é fácil identificar que B é um investimento melhor do que A, já que rendeu mais dentro do mesmo período de tempo.
Mas, agora imagine os mesmos retornos, mas com tempos de investimento diferentes: A com 11% em 8 meses e B com 15% em 13 meses.
Dentro dessas condições, o resultado não é tão óbvio.
Logo, para descobrir quando de fato um investimento está indo bem ou não, você precisa de um número confiável e preciso. Você precisa calcular a rentabilidade do investimento.
Rentabilidade Real

Rentabilidade real, nada mais é do que o retorno verdadeiro sobre um investimento, ou seja, o ganho ou lucro real. Esse é o verdadeiro percentual de ganho de um investimento, pois aqui a inflação e outras taxas são descontadas.
Geralmente, as corretoras informam a rentabilidade bruta (ou nominal), ou seja, o percentual de ganho sem descontar taxas e a inflação.
Logo, cabe ao investidor o dever de calcular a rentabilidade real de seus investimentos para saber o quanto de fato eles renderam.
O cálculo da rentabilidade real faz o desconto da inflação, para que assim você possa saber o quanto cresceu o seu poder de compra na prática. Logo, você descobre a remuneração líquida obtida acima da inflação no período.
Então, vamos aprender como calcular a rentabilidade real?
Fórmula:
Rentabilidade real = (1 + rentabilidade nominal) / (1 + taxa de inflação) -1
Então, imaginando que um investimento rendeu 12% no ano e a inflação do período tenha sido de 5%, o resultado seria:
R. Real = (1 + 0,12) / (1 + 0,05) – 1
R. Real = (1,12) / (1,05) – 1
R. Real = 1,0667 – 1
R. Real = 0,0667 ou 6,67%
Como você pode ver, a rentabilidade real do investimento no período citado foi de 6,67%. Ou seja, diferente do que muitos imaginam, não é correto subtrair 5% (inflação) de 12% (rentabilidade nominal), pois o resultado seria diferente e mentiroso (7%)!
A Rentabilidade utiliza Juros Compostos Poderosos

A maior descoberta da matemática, segundo Einstein, os juros compostos estão presentes no cálculo da rentabilidade de seus investimentos, sejam eles renda fixa ou renda variável.
E isso é ótimo, pois receber juros sobre juros tem um poder gigantesco para multiplicar dinheiro!
Vale ressaltar que para obter resultados melhores e crescentes, seus investimentos devem ser no longo prazo.
Quanto mais tempo seu dinheiro fica investido maiores serão os rendimentos e mais rápido seu capital irá crescer ao longo do tempo.
Cálculo dos Juros Compostos
Dito isso, vamos ao cálculo dos juros compostos:
Tenha em mente que o tempo, a rentabilidade e o montante investido são decisivos para o resultado que você alcançará.
O montante investido (Mi) é o valor inicial que você investe;
A Rentabilidade (i) é o percentual de retorno do seu investimento;
O Tempo (t) é o período de tempo do investimento ou quanto tempo o dinheiro ficará investido (prazo);
O montante final (Mf) é o resultado daquele investimento a uma taxa (i) de rentabilidade ao longo do prazo (t).
Vamos a fórmula, então:
Mf = Mi x (1 + i) ^t
Obs: o símbolo “^” em cálculos matemáticos representa que o que vem a seguir é um expoente. Logo, na fórmula acima, t (tempo da aplicação) é um expoente.
Logo, se o investidor aportar inicialmente $ 10.000 durante 3 anos a uma taxa de 12% ao ano, temos:
Mf = 10.000 x (1,12) ³
Mf = 10.000 x 1,4049
Mf = $ 14.049,28
O montante final após o período de investimento com a incidência da taxa de 12% ao ano a Juros Compostos é de $ 14.049,28.
Note que se os juros dos investimentos fossem juros simples, o valor do resultado seria inferior ($ 13.600,00). Isso porque estamos falando de curtíssimo prazo… agora imagine o quão maior seria a diferença em prazos maiores!
Quanto maior for o prazo, mais poderosa será a atuação dos juros compostos. Eles se tornam verdadeiras bolas de neve e aumentam seu capital de maneira cada vez mais rápida ao longo do tempo.
Conclusão
Bom, agora que você aprendeu sobre o poder dos juros compostos e a calcular a rentabilidade dos investimentos, naturalmente, você aumenta a sua capacidade como investidor.
A partir de agora você sabe como controlar a performance dos seus investimentos. Isso é ótimo!
Bom, mas você deve estar pensando que para investir e obter bons resultados é necessário estudar muito, ter muito dinheiro ou acompanhar o tempo todo o mercado… certo?
Errado! Nesse outro artigo, eu abordo o tema… Você sabia que é possível investir com apenas R$ 200 ou até menos do que isso?
Ficou curioso? Bom, se você quiser que eu te mostre como é possível investir com pouco dinheiro em ações, clique aqui.
Agora que você entende sobre o poder dos juros compostos e sabe como avaliar da forma certa os seus investimentos, te sugiro que aproveite o bom momento da bolsa para aprender mais sobre ações.
Neste link, você encontra o E-book Do Zero à Independência Financeira com Ações. Esse é um passo-a-passo do mais absoluto Zero. Se você é iniciante, essa é a sua chance de aprender!
O momento da bolsa brasileira é muito promissor, logo, sugiro que não deixe essa oportunidade passar.
Neste E-book você aprenderá quanto dinheiro precisa juntar para criar uma fonte de renda passiva que cubra seu custo de vida através de seus investimentos, entre outros assuntos.
[CLIQUE AQUI] e adquira enquanto ainda está disponível. Veja o que os alunos estão dizendo.
Depois me conta o que achou do conteúdo nos comentários abaixo. Beleza?
Um abraço e bons investimentos!
Curta nossa página no Facebook: Investindo com Inteligência
Siga-nos no Instagram: @investindocominteligencia10.
Crédito das imagens: Pixabay e Canva